terça-feira, 6 de fevereiro de 2007





Arroz Integral: Por Quê Consumi-lo?


Há milhares de anos o arroz é alimento básico de quase metade da população mundial. O arroz integral consiste em grãos intactos, privados apenas de sua casca, preservando a película e o gérmen, onde se encontra a maior parte dos nutrientes deste alimento. A película é constituída por fibras insolúveis que estimulam o sistema gastrointestinal e aumentam o período de saciedade. Contém a vitamina B1, que é quase ausente nos alimentos refinados.Além disso, o arroz integral possui uma série de benefícios:




- Reduz o risco de disfunções intestinais




- Auxilia no metabolismo de glicose nos diabéticos




- Protege o sistema nervoso




- Participa do metabolismo de contração muscular




- Isento de glúten, pode ser consumido pelos celíacos




- Possui aproximadamente 1,5g de fibras em 50g, frente a 0,03 do arroz branco convencional




Os processos de refino e polimento (beneficiamento) comum no arroz branco, geram a parda da camada externa, rica em nutrientes. Pode utilizar-se de um talco especial para retirar a película nutritiva ou ainda parafina para polir.


Há diversas variedades e qualidades do arroz, dentre as mais comuns, podemos citar agulhinha integral, agulhinha refinado, cateto, cateto com vermelho, orgânico, seco, riso grano duro, selvagem, japonês, aromático.


O arroz é classificado pelo seu tamanho e forma. O tamanho do grão interfere na quantidade de amido, que logo poderá interferir n tempo de cocção, valor calórico, paladar e apresentação.




Veja um pouco sobre cada um deles:




- Cateto: Grãos de tamanho curto, duros, curvados e translúcidos. Possui maior quantidade de amido, após o preparo, ficará mais macio e cremoso.




- Cateto com vermelho: É o mesmo grão citado acima, misturado com grãos vermelhos. Os grãos vermelhos fazem parte do hábito alimentar dos indianos, e são classificados como de melhor qualidade se comparado aos demais.




- Agulhinha: Pode ser tipo 1 ou 2, que significa a classificação em relação ao tamanho e número de grãos quebrados por 100g. Possui aspecto fino e longo, necessita de menor tempo de cocção por possui menor teor de amido, após o preparo ficará mais solto e seco.




Curiosidade: O ato de jogarmos arroz nos noivos após a cerimônia de casamento, simboliza a fertilidade.


Receita:


Arroz Integral bem temperado
.
.
:: Ingredientes
1 e 1/2 xícaras (chá) de arroz integral2 colheres (sopa) de azeite de oliva1 colher (sopa) de vinagre de álcool1/2 cebola ralada em ralo grosso2 dentes de alho espremidos2 tomates grandes sem peles e sem sementes passados por peneira1/2 xícara (chá) de manjericão picado na hora1/2 xícara (chá) de salsa e cebolinha picadas 200 g de queijo de coalho cortado em cubos1 colher (sopa) de manteigaSal e pimenta-do-reino branca a gosto


:: Modo de fazer
Leve o arroz integral, deixando escorrer bem em uma peneira. Leve ao fogo uma chaleira com 4 e 1/2 xícaras (chá) de água e deixe ferver.
Em uma panela, aqueça o azeite misturado com um pouco de manteiga e refogue a cebola e o alho amassado.
Acrescente o arroz e continue refogando até o arroz ficar brilhante.
Adicione agora o pire de tomate, o vinagre de álcool, o sal e a pimenta moída na hora, mexa, junte a água fervente aos poucos e continue mexendo até colocar toda a água.
Vez por outra mexa o arroz. Esse processo dura em média 45 a 50 minutos. O arroz deve ficar macio porem al'dente e cremoso como um risoto.
Tempere agora com as ervas picadas e o queijo. Mexa combinando tudo muito bem, coloque a manteiga restante, deixe no fogo por mais alguns minutos para amolecer o queijo e sirva em seguida.

Nenhum comentário: