terça-feira, 6 de fevereiro de 2007








Economizando água

A água é um recurso esgotável e é utilizada a todo instante pelos seres vivos. Um dos principais medos que o homem da atualidade enfrenta, deve se a possibilidade de seu esgotamento.Economizar, não é tão difícil, basta estar atento a algumas simples atividades. Por exemplo:
Lavar louça:Antes de lavar os pratos e panelas, limpe bem e jogue os restos de comida no lixo.Só ligue a máquina de lavar louça quando ela estiver cheia.Feche a torneira enquanto ensaboa a louça.
Lavar roupa:Espere juntar uma quantidade de roupa considerável para lavar. >Mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega a roupa.No tanque, deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar, e só abra a torneira de novo para enxaguar. Depois, aproveite a água para lavar o quintal.Só ligue a lavadora de roupa quando estiver cheia.Quando for limpar calçadas, garagens, jardins ou limpar o carro:Utilize vassoura para limpar a calçada.Para sujeiras localizadas, use um pano umedecido.Evite lavar o carro durante a estiagem. Se necessário, use um balde e um pano, nunca a mangueira.Não regue as plantas com mangueira, use um balde ou regador.
No banheiro:Feche a torneira enquanto escova os dentes ou passa o creme de barbear.Descarga gasta muita água. Não acione à toa.Seja breve no banho.Nunca use a privada como lixeira, ou cinzeiro.Mantenha a válvula de descarga sempre regulada.Pinga pinga de torneira desperdiça muita água. Sempre que necessário, troque o "courinho", e conserte os vazamentos o quanto antes.Verifique o vaso sanitário jogando cinzas no fundo da privada. Se houver movimentação é porque há vazamento.Para verificação de vazamentos:Confira seu hidrômetro (relógio de água) feche as torneiras e desligue os aparelhos que usam água, mas deixe abertos os registros na parede. Anote o número que aparece no hidrômetro. Depois de algum tempo, confira de novo. Se o número mudou, há algum vazamento na sua casa.Assim você estará economizando uma boa parte da água, porém, além destas dicas, o que mais vale mesmo é seu sentimento de cidadania, assim, procure novas formas de economizar água!!

Nenhum comentário: